Anônimo

AGOSTO: MÊS VOCACIONAL

  Publicado às


Vocação é o chamado de Deus para que possamos escutá-lo e segui-lo de acordo com o seu direcionamento. Deus nos dá os dons necessários, os que condizem com o chamado que ele faz a cada um. Quem pensa que não tem vocação, engana-se, pois já falava Jesus: "Muitos são chamados, mas poucos são escolhidos"(Mt, 22:14), e como ele bem explica todos somos chamados, mas cabe a cada pessoa  estar de coração aberto  para escutá-lo e segui-lo.

A primeira vocação que Deus nos dá  é o dom da vida. Se nós nos encontramos presentes neste mundo é porque recebemos um dom divino, um dom que nos faz a imagem e semelhança do nosso criador, fazendo do ser humano a sua representação  entre tantas outras criaturas desse mesmo Deus.


Essa excelência divina, o dom da vida, que nos é dada por Deus é algo que nos será atribuido de uma forma específica e de acordo com os planos de Deus. Esses planos têm suas especividases como dito a pouco, são elas o  matrimônio, o sacerdócio, a vida consagrada ou religiosos e os leigos.
Quando chegamos  no mês de agosto devemos discernir  e reobservar o nosso chamado. Cada dom é dado na lógica cada vocação e nenhuma delas tem uma hierarquia ou papel superior, sendo assim, temos que nos reorganizar para que tenhamos uma convicção clara do que Deus quer, do que Deus nos preparou. Para isso precisamos de entrega, entregar-se aos planos de Deus, entregar-se a vida, ao outro, quanto mais nos entregamos, mais eu me doou ao outro.

O que não poderia deixar de falar é a ousadia que teve São Vicente de Paulo as criações dos ramos da Família Vicentina (FAMVIN), ele nos abre um "leque" de oportunidades para que possamos viver o chamado de Deus. Aos que são chamados ao sacerdócio, temos a congregação da Missão (CM) onde se encontram os padres lazaristas. Aos que são chamados a vida leiga temos a Juventude Mariana Vicentina (JMV), Associação da Medalha Milagrosa(AMM), Associação Internacional de Caridades (AIC), Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP) e diversos outros ramos laical. Dentro dos ramos da vocação leiga você também pode se encontrar no vocação matrimonial. Nos ramos da Familia Vicentina ainda temos as religiosas, onde encontramos as folhas da caridade. Essas por sua vez, se doam apenas para Cristo no pobre e no irmão, se consagram para viver e guar seus dons na sua específica vocação.

A promoção vocacional é uma tarefa cristã dada pelo próprio Jesus, ele como o pai das vocações nos dá o exemplo para que possamos ser testemunhas, multiplicadores e incentivadores dessas vocações.


Por JMV UNIJOCC - Província de Fortaleza



Anônimo

Sobre Anônimo -

Quem publica no site da JMV Fortaleza faz parte da Comissão de Comunicação e é nomeada pelo Conselho da Província para esta tarefa. Para contato com os membros da comissão basta enviar uma mensagem para o correio eletônico comunicacao@jmvfortaleza.org.

Receba nossas notícias por e-mail: