por Dayana Camargo, da JMV de Bom Despacho (MG)
Sim, o Rio de Janeiro também tremeu com a presença da Juventude Mariana Vicentina reunida na cidade para a III Jornada Mariana Vicentina.
Realizada nos dias 23, 24 e 25 de setembro, a Jornada proporcionou aos jovens de diversas províncias a oportunidade de encontrar-se, desta vez para viver um momento grandioso de partilha inspirados pelo tema “Misericordiosos como o Pai.” (Lc 6,36).
No dia 23, os jovens começaram a chegar à cidade para o encontro onde foram acolhidos e nesse mesmo dia tiveram um espaço para montar a exposição de trabalhos de seus grupos.
O sábado dia 24/09, começou alegre: momento de oração, animação e acolhida de mais jovens que chegaram ainda no começo do dia. O dia foi seguido por palestra com o tema “Misericordiosos como o Pai” desenvolvida pelo diretor nacional da JMV, Padre Denilson Mathias. Após a palestra tivemos teatro e a meditação do Terço da Misericórdia. Dando seguimento às atividades, na manhã do sábado os jovens tiveram a oportunidade de participar de um momento de catequese com o tema “Jesus: Revelação da Plena Misericórdia Divina.” Foram separados em dois grupos por faixa etária e esses foram dirigidos por Ir. Emanuele Alcântara da Companhia das Filhas da Caridade, e Cosme Marinho da JMV Correias de Petrópolis.
Voltados à misericórdia divina e movidos pelo carisma vicentino, os jovens passaram por um momento de formação para a missão ministrado por Ir. Rizomar Figueiredo assessora nacional da JMV, e saíram para comunidade de São Vicente em missão. Professando a fé que os movem e o carisma que os inspira puderam visitar várias famílias da comunidade. As missões foram encerradas com a celebração eucarística na própria comunidade que tão bem recebeu nossos jovens. Momentos de descontração, espiritualidade e apresentações artísticas finalizaram as atividades do sábado.
No domingo 25/09, não podia ser diferente: o dia começou com momentos de animação e as atividades continuaram com as oficinas. Novamente foram separados grupos por faixa etária e subgrupos divididos em três oficinas que trabalharam temas específicos que foram:
1 - Misericórdia: o coração pulsante do Evangelho.
2 - Sentido popular dos termos: “ter dó”, “sentir pena” – fica apenas à margem do seu verdadeiro significado.
3 - Misericordioso é quem, por amor, se compadece do sofrimento.
Após o término das oficinas, aconteceu o momento de visitas às exposições dos grupos, partilhando assim a vivência de cada grupo ali presente. As atividades foram encerradas com a celebração Eucarística, presidida pelo Padre Denilson. Nessa celebração aproveitamos para agradecer a Deus, pela JMV do Brasil, e já celebramos também a festa do nosso santo patrono, São Vicente de Paulo. No final da celebração aconteceu o envio dos jovens e sua volta às suas respectivas cidades.
Finalizo com a mesma frase que comecei: SIM, Campo Grande tremeu, tremeu pulsado pelos corações de jovens da Juventude Mariana Vicentina, comprometida com o ideal vicentino. Uma juventude movida por sentimentos de amor a nossos semelhantes. Porque, “Só com amor se move a vida, com muito amor.”

